terça-feira, 27 de agosto de 2013

DIA DO PSICÓLOGO(A)



















Dia do Psicólogo -

Por que dia 27 de Agosto?

No dia 27 de agosto de 1962 foi regulamentado o exercício da profissão de psicólogo no Brasil. São 51 anos de casamento da Psicologia com a sociedade brasileira, 51 anos como profissão regulamentada!

Nesta data, precisamos não só parabenizar os companheiros de profissão e comemorar os avanços práticos e metodológicos desta ciência, mas também resgatar a força da vertente crítica desta profissão que às vezes precisa ser rememorada acerca de seus compromissos.

Uma profissão nasce quando um contexto mostra historicamente e socialmente que necessita dela, e com a Psicologia não foi diferente, nos anos 50 este contexto estava bastante claro com o Brasil buscando ser um país moderno e desenvolvido era necessário o conhecimento técnico-científico da psicologia para o aumento da produtividade nas indústrias.

Assim, firmou-se o primeiro compromisso da psicologia com os ideais da elite brasileira que pretendiam dominar o uso dos testes psicológicos e controlar comportamentos dos trabalhadores e dos alunos, porém, este não era um projeto social que o povo reivindicava, e a profissão carecia de projeto e discurso ideológico.

A fim de buscar preencher estas lacunas, os profissionais se lançaram para as descobertas e abrindo novos campos de trabalho começam a se compromissar de fato com a sociedade brasileira, rompendo com o projeto mesquinho e corporativista da elite.

Hoje o compromisso social da psicologia é mais complexo e considerando os diversos contextos da realidade, busca proporcionar para toda a população uma melhor qualidade de vida. Atendendo aos interesses da maioria da sociedade, buscamos uma psicologia que seja acessível a todos, principalmente através das políticas públicas e ações sociais.

Cada vez mais consciente, a classe tem conseguido expandir seu trabalho nas mais diferentes áreas, abrangendo de forma consistente, espaços onde existem seres humanos. Presente hoje no auxílio às pessoas e integrante definitivo do movimento do desenvolvimento humano, a Psicologia torna-se um ator de peso e nome no contexto também do desenvolvimento social.

Nas empresas, na clinica, na comunidade, na escola, com adultos, crianças, adolescentes, idosos, nos hospitais, nos presídios, nas ONGs, auxiliando os governos, os movimentos sociais, em todas as áreas a seriedade com que os psicólogos vão ganhando espaços reflete uma rede silenciosa de pessoas que buscam pela empatia e ação o crescimento humano.

Existe um conforto ao olhar-se tudo que tem sido feito. Algo como a sensação de um dever bem cumprido. Porém ao olharmos para frente, para o que necessita ser feito, percebemos que existe muito. Muito mais. A Psicologia tem que estar pulsando viva, sempre, em todos os lugares onde existem pessoas. Para facilitar o desenvolvimento individual e dos grupos. Para afirmar as condições humanas, de cooperação, ética e generosidade. Parabéns a todos os Psicólogos de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário