sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A PSICOLOGIA SOCIAL E OS PROCESSOS EDUCATIVOS
















Por Érica Silva

A psicologia social começou a se desenvolver no inicio do século XX, nos Estados Unidos da América. Surgiu como uma ponte entre a Psicologia e a Sociologia. A psicologia é o estudo cientifico do individuo e do comportamento individual, a Sociologia é o estudo cientifico da sociedade humana que tem como objetivo de estudo o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.
Podemos mencionar algumas abordagens que conceituaram a psicologia social como: a psicanálise que entende a psicologia social como sendo o estudo das pulsões e das repressões coletivas que se orientam no interior do inconsciente individual para influenciar no coletivo e no social; O condutismo que considera a psicologia social como sendo o estudo da influência social, centrando os seus esforços no comportamento do individuo e sua influência no ambiente e nos outros.
No Brasil a psicologia social surgiu nas décadas de 60 e 70 e um dos seus divulgadores mais importante foi Aroldo Rodrigues. Nesse mesmo período histórico, Silvia Lane já apontava para a necessidade de se buscar caminhos próprios para a psicologia social em nosso país, que atendessem a nossa realidade cultural, social e política.
Para a psicologia pós-moderna, a psicologia social consiste na análise dos componentes que formam a diversidade a fragmentação social.
Por fim, no que diz respeito à perspectiva dos grupos, cada conjunto de pessoas é uma unidade de análise com identidade própria.

O que é Psicologia Social

É a ciência que procura compreender o como e o por que do comportamento social. A interação social, a independência entre os indivíduos e o encontro social. Portanto, seu campo de ação é o comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social. As relações sociais se dão em três perspectivas: 1) interação pessoa/pessoa; 2) interação pessoa/grupo (também chamados de grupos sociais); 3) interação grupo/grupo (nacionais, regionais e locais);
Dentre estas relações interpessoais, a psicologia social irá se debruçar sobre as influências; conflitos; comportamento divergente; relações de poder; a família em distintos períodos históricos e culturais, e as violências domésticas que permeiam as relações. A psicologia ainda se debruçará sobre fatores psicológicos da vida social como sistemas motivacionais; status social; liderança; esteriotípos; alienação; identidade e valores éticos. E fatores sociais da psicologia humana como mtivação; processo de socialização; atitudes, mudanças de atitudes; ideologia moral; preconceitos; papéis sociais e estilo de vida.
Enfim, a Psicologia Social estuda as bases psicológicas do comportamento social, as interrelações psicológicas dos indivíduos na vida social e influência total do grupo sobre a personalidade.

Atuação do Psicólogo Social
Processos Educativos na Psicologia Social

A atuação do psicólogo âmbito da saúde pode ser considerada recente no Brasil, uma vez que, este novo caminho de trabalho faz com que o psicólogo se depara com pessoas que tem pensamento deferente, cultura diferente, uma história de vida singular, mas que se cruza e se complementa numa realidade social esteriotipada e fragmentada pelo capitalismo. Atualmente a Psicologia ampliou a visão da relação do sujeito com a sociedade. Da linha de pesquisa passou para a linha de ação. Mas, não basta o ingresso dos profissionais de psicologia no campo. É preciso mais – acompanhamento e formação para a intervenção com uma análise crítica da realidade social e política.
Dentro desta concepção, o psicólogo precisa fazer uma reflexão sobre os processos sociais existentes, sobre os contextos de vida na sociedade, passando a mostrar os males existentes e o que ela precisaria necessariamente para ser atendida e melhorada. Em outras palavras, cabe ao profissional compreender a realidade sócio – histórica e cultural de cada gruo para identificar suas necessidades, que variam para cada contexto social, exigindo novos posicionamentos da psicologia e do fazer psicológico.
A atuação em contextos adversos, como em bairros na periferia das cidades ou em ocupações ou favelas implica a elaboração de metodologias alternativas às que são comum e tradicional no fazer do psicólogo. Ao profissional de psicologia cabe a análise da ausência histórica de investimento do Estado nessas comunidades, culminando com a inexistência e insuficiência de espaços e equipamentos públicos, assim como a necessidade de revisitar as próprias intervenções da Psicologia, que precisam transpor os limites de uma sala, para um outro modelo de atendimento fundamentado em uma análise crítica da profissão (PARKER, 2007).
Logo, os processos educativos é o trabalho do profissional transformador, crítico, livre, criativo, e que é capaz de trabalhar em equipe. Profissional esse que tem em sua consciência a importância entre as demais profissões, pois todas as profissões tem algo a nos dizer, ou seja, tem algo a nos transmitir, isto é, as intervenções do psicólogo estão sempre implicadas com uma ou mais posições de saber. Os professores dos atuais estudantes do curso de Psicologia, precisam estar engajados numa formação multidisciplinar e crítica desses futuros profissionais, os processos educativos está presente na multidisciplinaridade da profissão. Assim já dizia Kind:
... A Psicologia Social têm múltiplas “histórias” e “atualidades”, que a Psicologia Social são “muitas”. Portanto, proponho pensar a saúde para além de um eixo temático de Psicologia Social, mas como campo necessariamente interdisciplinar, que desafia todas as especialidades à construção de práticas coletivas, individuais e comunitárias. (KIND, 2007, P. 266)
Enfim, a Psicologia Social terá suas contribuições através das intervenções, capacitações dos atores sociais, articulações entre os pólos do igual e do diferente, informações e comunicações e ainda podendo trabalhar com as pessoas para uma consciência mais crítica, e assim permitindo com que busquem uma identidade pessoal.

Conclusão


Atualmente a Psicologia ampliou a visão da relação do sujeito com a sociedade. Da linha de pesquisa passou para a linha de ação. As Psicologias ganharam um foco sociopolítico trabalhando o sujeito como um ser social, ativo e transformador instrumentalizando-o para a conquista de uma melhor qualidade de vida. É neste contexto de transformação, de preocupação com o sujeito em sua comunidade, que a Psicologia Social trará suas contribuições através das intervenções, capacitações dos atores sociais, articulações entre os pólos do igual e do diferente, informações e comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário